top of page

Quer saber como gerar vendas para o seu negócio usando a internet?

Cadastre seu email e receba dicas exclusivas

Parabéns, enviaremos pra você dicas exclusivas sobre como usar a internet para aumentar os resultados da sua empresa

Persona: O que é? vale a pena ter? Como criar?


Antes de executar qualquer estratégia de Marketing Digital é preciso saber quem é Público alvo, partindo desse princípio, é muito importante pra qualquer empresa que realiza ou pretende realizar ações de Marketing na internet possuir uma Persona. A persona é um fator chave para o sucesso de uma estratégia digital, simplesmente porque norteia a produção e distribuição dos materiais de uma empresa, seja no blog ou nas redes sociais. Começaremos explicando melhor do que se trata esse assunto, em seguida mostraremos como você pode criar a persona (ou as personas) da sua empresa e aumentar o seu poder de competição no mercado online.

No final desse artigo entregaremos um bônus especial pra ajudar você no Marketing Digital da sua empresa!

O maior erro nas estratégias para web

A cada ano cresce o número de empresas Brasileiras que realizam ações de Marketing no ambiente online, porém mais da metade delas tem dificuldade de executar estratégias que resultem positivamente nos negócios, e a principal causa pela ineficiência do marketing digital na maioria das vezes é a falta de segmentação de público alvo.

A internet é muito vasta, existem estilos de pessoas e diferentes personalidades navegando todos os dias por ela, por isso se o seu trabalho de Marketing não for bem segmentado será difícil gerar atração e criar engajamento.

Quando você conhece o seu público e segmenta as suas ações as chances da estratégia digital da sua empresa resultar positivamente para o negócio são muito maiores.

O que acontece hoje, é que pequenos e médios empresários saem realizando ações de marketing nas mídias de internet sem nenhum critério de segmentação. Obviamente que esse trabalho tende a fracassar, o problema é que os responsáveis colocam a culpa na internet, no marketing, nos funcionários e em qualquer outra coisa, mas não percebem que o maior erro está na falta de segmentação do público alvo.

A criação de uma persona trata exatamente esse problema, ela é a personificação fictícia do perfil ideal de cliente da sua empresa.

Quer gerar vendas com a internet? Baixe agora o eBook

como criar uma persona

Porque você deve ter uma Persona?

A persona norteia toda a produção de conteúdo para blog e redes sociais, facilita também no direcionamento desses materiais. Antes de executar qualquer estratégia de Marketing na internet é preciso que todos os envolvidos saibam com clareza na ponta da língua quem é o público alvo, para então começar a produção de conteúdo e direcionamento dos materiais.

Portanto se você quer colher resultados positivos com a internet você deve possuir uma persona, afinal “quem não tem alvo atira flechas pra todos os lados e nunca consegue acertar nada”.

Definindo sua persona

Se a persona é peça chave para o sucesso da sua estratégia digital, ela não pode ser baseada em achismo.

Podemos definir as personas a partir de questionários e entrevistas feitas com o público alvo, clientes ativos da sua empresa, prospectos e todos que podem ser enquadrados como “público” de uma forma geral.

Você coletará dados que serão qualitativos e quantitativos para criar a imagem do seu cliente ideal, o que eles valorizam e qual a solução perfeita para eles.

Modelo de pesquisa com seus clientes

Se você possui hoje uma base de clientes, o melhor caminho é começar por eles. Para isso separei um modelo de pesquisa pra você fazer com seus atuais clientes.

Você irá se impressionar com a clareza das informações que terá adquirido no final do processo.

  • Conte-nos porquê escolheu a nossa empresa. (Esta é a pergunta que extrai do cliente o objetivo dele ao adquirir seu produto. É crucial entender e agrupar na persona objetivos similares)

  • Qual era o problema que você buscava solucionar quando nos contratou? (Tente entender a dor do cliente, o principal motivo que faz com que ele busque seu produto ou serviço. Foque muito nesta parte da entrevista)

  • Qual o maior benefício que nosso produto oferece para você hoje?

  • Quando você assinou nosso serviço, como foi seu processo de compra? (procurar entender o caminho que ele percorreu desde a busca pela solução do problema até o fechamento de contrato, ou compra do produto)

  • Você considerou outras alternativas quando optou pela nossa solução? (É importante saber com quais outras alternativas você está concorrendo)

  • Quais blogs/sites ou outras fontes de informação você usa quando quer esclarecer dúvidas?

Essas perguntas irão te dar um parecer mais amplo de quem é realmente o seu cliente e quem são as pessoas que precisam da sua solução.

Documentação

Agora que já sabe a importância da persona na sua estratégia digital, e já sabe como pode fazer a pesquisa com seus clientes e público alvo, é hora de documentar o material. A Persona deverá estar sempre visível para todos os envolvidos no trabalho de marketing digital e para toda sua equipe, afinal se os departamentos de sua empresa não entenderem com quem eles estão falando, será complicado que eles façam o melhor trabalho possível.

Nós preparamos um bônus para esse post e produzimos um modelo de persona pra facilitar a criação da sua.

Basta clicar, se cadastrar e baixar!

Tamplete para criação de personas

Gostou desse artigo? Curta no Facebook e compartilhe com os seus amigos pra ajudar mais pessoas a entenderem as oportunidades do Marketing Digital!

Quer Aumentar os Resultados da Sua Empresa? 
Quer Aumentar os Resultados da Sua Empresa? 
bottom of page