top of page

Quer saber como gerar vendas para o seu negócio usando a internet?

Cadastre seu email e receba dicas exclusivas

Parabéns, enviaremos pra você dicas exclusivas sobre como usar a internet para aumentar os resultados da sua empresa

4 Passos pra Gerar Tráfego para o Seu Site


4 passos simples pra aumentar o tráfego do seu site

Novas pesquisas apontam que 70% das empresas Brasileiras realizam ações de marketing na internet, porém 53,3% delas não possuem processos definidos com o objetivo de gerar mais tráfego para seus sites, muito menos estratégias de conteúdo definidas e documentadas que possibilitem mais visitas no site. Ou seja, 53,3% das empresas que realizam ações de Marketing no campo da internet tendem fortemente ao fracasso por conta da falta de planejamento para gerar tráfego e pela falta de estratégia no conteúdo que produzem.

Todos nós gostamos de um bom passo a passo, por isso separamos os 4 pilares para você gerar tráfego qualificado para o seu site com a produção de conteúdo estratégico. Depois desse artigo você não nunca mais vai mais passar desapercebido pelo seu público.

Aprenda como você pode gerar sua primeira venda na internet Clique aqui

Tráfego no Site é oxigênio de respiro

Antes de tudo você precisa saber a importância do tráfego de um site, o tráfego é o oxigênio do negócio. Não adianta investir em um site lindo que não gera visitas pra sua empresa, isso é perder tempo e dinheiro.

Antes da internet as empresas investiam em panfleteiros que entregavam a maior quantidade possível de materiais de publicidade e propaganda, tudo isso com o objetivo de gerar busca para suas lojas, comércios, empresas etc. Era auto o valor desse investimento e nem sequer existia uma garantia de resultado pois se tratava de um processo completamente sem segmentação de público.

Hoje com a chegada da internet, a divulgação de uma empresa se tornou 64% mais barata pois não é preciso gastar valores em impressões e gráficas, além disso a divulgação ganhou o maior presente que poderia ganhar na minha opinião: A Segmentação.

Todos os dias você precisa gerar visitas para o seu site, afinal o tráfego é a demanda virtual de uma empresa. Antes de pensar em vendas, é preciso pensar em tráfego.

Agora que você entendeu a importância do tráfego qualificado do seu site, vamos a estratégia.

#1 Passo: Defina o público

Para começar é preciso saber quem é o público. Um erro comum cometido por empresas na hora de definir estratégias de tráfego para um site, é não segmentar o público que deseja atingir.

Entre as grandes vantagens do Marketing Digital está a segmentação minuciosa que ele possibilita, isso ajuda você a se comunicar com um público ou nicho específico, e aumenta as chances de sucesso das suas ações na internet.

O centro do Marketing Digital é o público alvo, se você não pensar nele na hora de montar uma estratégia para gerar tráfego pro seu negócio, sua empresa corre sérios riscos de não conseguir resultados positivos.

Neste Post nós falamos de forma mais profunda sobre a criação de personas, que nada mais é do que a personificação do seu público alvo.

Qual é o problema do público? O que ele está procurando?

Depois de definir quem é o público que você quer atingir é hora de pensar na vida dele. Comece se perguntando como é o cotidiano dele? Quais os problemas ele enfrenta diariamente que você pode ajudar a resolver? O que ele tem buscado na internet e como ele tem buscado?

Existem casos onde a empresa define bem quem é o público que quer atingir porém não lista quais os problemas que ele tem enfrentado nem os assuntos que ele tem procurado na internet, isso dificulta muito o seu conteúdo de tocar na alma do público. Se não conhece os problemas do seu leitor você não será capaz de atraí-lo para pra perto e conseqüentemente as visitas em seu site serão fracas.

É preciso pensar da seguinte forma: O usuário não quer visitar o site da sua empresa.

No momento da pesquisa ele está apenas querendo solucionar um problema, talvez querendo saber informações sobre algo. Você deve atrair o público para o seu site a partir dos problemas que ele tem, oferecendo informação relevante pra ele, mostrando uma oportunidade de crescimento pessoal ou empresarial (claro, que esses assuntos devem ter a ver com a sua empresa).

#Dica Bônus: Leia os comentários dos seus concorrentes, você irá se impressionar com a quantidade de insights que irá obter sobre os problemas que seu público tem enfrentado.

Os comentários dos concorrentes são uma mina de ouro para a geração de tráfego qualificado para o seu site, pois se trata das dúvidas e elogios do público.

  • Liste os problemas descritos nos comentários e produza conteúdo abordando esses problemas

*Não se esqueça de ficar atento e responder os seus próprios comentários também.

Está gostando desse Artigo? Baixe nosso eBook que ensina os 3 passos para gerar vendas na internet

Como aumentar tráfego

#2 Passo: Defina as Palavras Chave

Depois de definir bem o seu público alvo e saber quais os problemas ele tem enfrentado é hora de estudar as palavras chave que serão usadas para a produção de conteúdos que atraiam esse público para perto de você.

Existem muitas ferramentas que podem ajudar você nesta etapa. Eu particularmente gosto de usar 3 é sobre elas que vou falar a seguir.

Google suggest: O Google Suggest nada mais é do que o auto completar do Google. Ele funciona basicamente da seguinte forma: Você coloca uma palavra no campo de pesquisa do Google e ele vai completar automaticamente o restante do termo com base no que as pessoas estão pesquisando.

Por exemplo: Para pesquisar termo iria usar para escrever esse artigo eu coloquei no campo de pesquisa do Google o termo “como gerar tráfego” ele auto completou fornecendo as seguintes palavras chave

  • Como gerar tráfego para meu site

  • Como gerar tráfego grátis

  • Como gerar tráfego no Facebook

  • Como gerar tráfego orgânico

Etc.

Como aumentar tráfego de site

Executando esse processo você terá insights dos termos mais procurados e relevantes para o seu negócio no Google.

A partir dessa pesquisa você deve começar a definir as palavras chave que podem compor o seu conteúdo. Não adianta investir tempo produzindo algo que o público não está interessado nem pesquisando na internet. Empresas erram ao produzir conteúdo sem nenhuma estratégia, sem nenhuma definição de palavras chave, isso prejudica o sucesso da estratégia na web.

Planejador de Palavras Chave do Google: É uma ferramenta grátis do Google AdWords. Para ter acesso basta criar uma conta no Adwords (Não precisa investir dinheiro em anúncios para utilizar a ferramenta basta se cadastrar). Você pode ter acesso á ferramenta neste link

Com o planejador de palavras chaves do Google você pode obter três tipos de pesquisas.

  • Pesquisar por novas palavras chave utilizando um website ou uma nova categoria

  • Pesquisar tendências de palavras chaves e dados de volume de pesquisa.

  • Multiplicar lista de palavras chave para receber novas palavras chave

pesquisa de palavras chave para aumentar tráfego

Vamos usar como exemplo a pesquisa de tendências de palavras chaves e dados de volume de busca pra você aprender como utilizar a ferramenta da melhor forma.

Faça o login no planejador de palavras chave, em seguida aperte no menu “Exibir tendências e dados de volume de busca”

No campo “Inserir Palavras Chave” você colocará os termos que deseja saber o volume de busca e acompanhar as tendências.

Conforme a imagem abaixo.

Como aumentar tráfego

Depois basta analisar os dados e elencar quais os melhores termos e quais você pode utilizar em seus conteúdos para gerar tráfego qualificado pro seu site.

Não se esqueça de anotar as palavras chave para depois definir quais serão utilizadas.

Sem Rush: O Sem Rush é uma ferramenta paga, porém um braço forte para você planejar suas palavras chave.

Além das pesquisas de palavras chave a ferramenta auxilia também na parte de SEO (Otimização pro Google) Oferecendo relatórios do que pode ser otimizado em seu site e nos seus conteúdos para se posicionar melhor nos mecanismos de buscas.

Acesse o Sem Rush

Apesar de ser uma ferramenta paga o uso do Sem Rush é super indicado, pois com ela você pode saber quais palavras chave os seus concorrentes estão usando, quais estão dando mais resultados para eles e quais estão gerando mais tráfego, além de fornecer um relatório completo sobre o volume de busca para qualquer termo que você queira pesquisar.

#3 Passo: Produza Conteúdo Relevante

A gasolina do bom tráfego em um site é o conteúdo.

O Content Trends 2016 a maior pesquisa de Marketing de Conteúdo no Brasil, revela que empresas que trabalham estrategicamente com o Marketing de Conteúdo recebem 4x mais visitas do que os sites que tratam apenas de questões institucionais e comerciais

Portanto se você quer ter boas visitas no seu site deve produzir conteúdo relevante para o público e de forma estratégica.

Como no exemplo já citado aqui: O usuário não quer entrar em contato com a sua empresa, ele quer saber informações, oportunidades, ou solucionar algum problema. O que você deve fazer é fornecer um bom material com informações importantes e relevantes para então envolvê-lo em um processo de compra de forma inteligente.

No momento que ele clicar no seu site deverá encontrar uma série de bons conteúdos que vão ajudá-lo, educá-lo, e mostrar pra ele de uma forma prática como a sua empresa está ajudando a resolver o problema que ele tem. Caso contrário ele vai fechar o seu site e continuar a sua pesquisa pelo mundo a fora da internet.

Quer aumentar os resultados do seu negócios com a internet?

Acesse agora !

O guia prático para vendas na internet

Pesquisa de concorrentes

Para produzir um bom conteúdo que chame a atenção do seu visitante, você precisa executar alguns processos.

Tudo começa na pesquisa dos seus concorrentes. Como é a escrita de conteúdos deles? Como eles abordam os assuntos? Qual a tônica que eles usam pra se comunicar com o público? O que você melhoraria no conteúdo deles? O que você usaria de exemplo no seu conteúdo?

Nesta etapa você precisa listar os concorrentes para as palavras chave definidas no passo #2.

  • Abra seu navegador no modo janela anônima e pesquise no Google o termos definidos como palavras chave no passo #2

  • Liste e analise o conteúdo das 10 primeiras posições, tire idéias obtenha insights que forneçam uma direção para a produção do seu conteúdo. Não precisa ter pressa, analise tudo que eles estão fazendo.

Anote os pontos fortes e fracos do trabalho deles. Com a análise dos seus concorrentes em mãos você será capaz de identificar erros e acertos e como já dizia o velho ditado: É melhor aprender com os erros dos outros do que ter que quebrar a cara e descobrir sozinho o caminho do acerto.

Após fazer toda a análise de conteúdo dos seus concorrentes é hora de você colocar a mão na massa, a princípio comece fazendo o que eles estão fazendo, porém 5 vezes melhor! Posteriormente você pode mudar ou melhorar a sua estratégia.

Produza o melhor conteúdo para o seu público, não seja raso, conquiste a atenção do seu usuário, faça-o perceber que você sabe do que está falando e que você sabe como solucionar os problemas dele.

Para gerar tráfego qualificado para o seu site o seu conteúdo deve ser ultra qualificado e segmentado também :)

Criação de Roteiro

O roteiro é parte importante de uma estratégia de geração de tráfego para um site, pois se o roteiro estiver bem escrito o usuário irá depositar o seu precioso tempo na leitura do seu material. Se ele encontrar informações valiosas dentro do seu site terá uma boa interação com o seu conteúdo.

Porém com um roteiro mal escrito o usuário simplesmente irá abrir a página do seu post ficar no máximo 5 segundos e ir embora para o site de um concorrente seu aumentando a sua Taxa de rejeição (É a taxa de pessoas que apenas abrem o seu site e fecham sem nenhuma interação).

A forma como você vai discorrer o conteúdo é muito importante, pois se trata de prender a atenção do usuário ao seu post, fazendo enfim ele investir tempo no seu site, e aumentando as chances de envolver ele em um processo de compras.

Quanto mais tempo os usuários passam no seu site maior é a sua autoridade para os mecanismos de busca que por sua vez indexam melhor o seu site por conta da relevância que ele tem diante do público. Dessa forma o seu tráfego orgânico aumenta até 4x mais do que um site comum.

Como Criar um Bom Roteiro?

Você já sabe que para ter um conteúdo de qualidade que aumente o tráfego do seu site você precisa de um bom roteiro, porém como escrever um bom roteiro? Vamos começar por uma definição breve e básica desse termo.

  • Roteiro é a descrição minuciosa de algo, ou todos os pontos de um trajeto, percurso, ou viagem.

O roteiro nada mais é do que a descrição completa e minuciosa do que irá acontecer e como irá acontecer.

Como você vai começar, como irá discorrer, como irá finalizar etc.

Eu particularmente uso utilizo a técnica AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação)

1º (Atenção) Nesse primeiro momento você deve prender a atenção do leitor, é importante ser persuasivo e coerente nessa etapa.

Exemplo: Você quer conhecer o modelo de Marketing usado por pequenas empresas que estão gerando o dobro de resultados previsto? (Perguntas de impacto funcionam bem)

2º (Interesse) nessa etapa você deve despertar o interesse do usuário para o assunto que você está abordando. Você consegue tal proeza fazendo uso de Fatos e informações Relevantes pra despertar o interesse do usuário.

Por Exemplo: Muitas empresas estão se beneficiando com o uso da internet para aumentar suas vendas e se tornar autoridade no mercado. O que todas elas tem em comum é o planejamento de suas ações e uma boa execução das suas estratégias etc...

3º (Desejo) Nesse momento você vai validar sua afirmação com provas, exemplos, pesquisas etc. para despertar o desejo do usuário.

Por Exemplo: A cada 58% das empresas que executam estratégias de Marketing no mundo online bem definidas, claras, e documentadas, 36% geram bons resultados nos primeiros seis meses.

4º (Ação) Nesta etapa você chama o usuário para uma ação específica que você quer que ele faça.

Por Exemplo: Comece já a gerar resultados com a internet! Conheça nosso modelo de consultoria de Marketing Digital.

Esse roteiro é baseado no discurso deliberativo e pode ser aplicado em qualquer área do conteúdo: Vídeos, Ebooks, Webinars, Emails etc.

Eu aconselho o uso do software Free Mind para organizar as idéias que serão passadas no conteúdo.

Falamos um pouco mais sobre Marketing de Conteúdo Neste Post

Escrita

Agora é o momento você irá escrever os materiais e artigos.

Para uma boa escrita você deve pensar acima de tudo na experiência do usuário: Quais palavras você pode usar na comunicação com o público? Qual a tônica do seu conteúdo? Você precisa ser mais formal ou pode ser informal? Existe algum termo técnico que o público pode não entender?

Essas perguntas irão te auxiliar a escrever o seu material da melhor forma possível e assim trazer o público certo para ler seus artigos e os conteúdos do seu site.

A boa notícia é que se você fez tudo certo até aqui (principalmente o roteiro) a escrita não será nenhum bicho de 7 cabeças.

#4 Passo: Otimize seu Conteúdo

Todo conteúdo que você produz na internet deve estar otimizado para os mecanismos de busca, afinal 97 milhões de brasileiros pesquisam todos os dias na internet (mais precisamente no Google) sobre produtos, serviços, informações, oportunidades etc.

Se você for a resposta para os mecanismos de busca você com certeza irá gerar um número de visitas muito maior do que trabalhando apenas com mídias sociais por exemplo.

A parte de SEO (Otimização pra mecanismos de buscas) é uma parte mais técnica, por isso vou explicar de forma bem prática o que precisa ser feito a princípio para o seu conteúdo aparecer nos resultados de busca.

Lembrando que esse trabalho não é do dia pra noite, existe todo um processo de maturação e construção de autoridade online.

Mas para iniciar sua estratégia de SEO você precisa saber mais do que nunca como otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca. Não há nada mais frustrante que dedicar horas em um artigo que o seu público não irá encontrar.

Vamos as regras de SEO dentro do seu conteúdo.

  • Título: Além de criativo o seu título precisa conter a palavra chave que você está trabalhando.

O título do texto pode ter até 60 carácteres, se você ultrapassar o limite, seu título irá aparecer cortado no Google e isso não é nada relevante para o seu público alvo.

  • Url: A sua Url deve conter a palavra chave que você está trabalhando, se for uma palavra chave longa você deve usar o “-“ para separar as palavras dentro da url.

  • Meta Description: Nada mais é do que a descrição do seu conteúdo. Pode ter até 160 caracteres e incluir a palavra chave que está trabalhando em seu artigo.

  • Palavras chave ao longo do conteúdo: No decorrer do texto você deve inserir de forma natural a palavra chave que está trabalhando. É importante trabalhar também com variações de palavras chave

Por exemplo, para escrever esse artigo eu usei variações do termo principal que é "gerar mais tráfego": Como Gerar tráfego qualificado pro seu site, como aumentar tráfego de um site, como receber mais visitas no Site etc.

Muitas empresas cometem o erro de inserir palavras chave ao longo do conteúdo de forma forçada tornando a experiência do usuário péssima além de sofrerem penalizações do Google que passa a não indexar seu site por tentar burlar um conteúdo e agir de má fé.

O maior critério do Google é a experiência do usuário, por isso existe um foco para ser de fato relevante para o usuário. Acho que a maior empresa do mundo está nos ensinando algo.

  • Imagens: É importante que suas imagens também estejam otimizadas para os buscadores. O Google não pode ler o conteúdo das imagens, por isso você deve sempre preencher o texto alternativo dos arquivos com a palavra chave trabalhada no conteúdo.

Eu quero lembrar que não adianta você ser um ninja de geração de tráfego para o seu site se não possui processos e estratégias definidas para capturar os usuários e posteriormente envolvê-los no processo de compras.

Se você quer saber como gerar vendas com o tráfego adquirido no seu site baixe o eBook Completo com todos os passos pra você Gerar a sua Primeira Venda na Internet!

Guia completo para vendas na internet

Estamos chegamos ao final do nosso passo a passo sobre como gerar tráfego para seu site. Lembre-se de colocar as estratégias em prática e trabalhar também as outras áreas do Marketing Digital, afinal o que vai sustentar a sua empresa não é o tráfego do seu site e sim a venda, portanto tenha processos claros e definidos focados em gerar vendas pra sua empresa no ambiente da internet.

A Geração de tráfego qualificado para o seu site é que vai faz você ter algo para trabalhar.

Espero que este material possa ajudar você a alcançar resultados satisfatórios para o seu negócio.

#Compartilhe esse Artigo, ajude mais pessoas a conseguirem resultados através internet da mesma forma que você está sendo ajudado agora.

Não esqueça de nos dar um FeedBack nos comentários sobre esse material e também tirar suas dúvidas em relação ao artigo.

Qual a maior dificuldade que você tem pra gerar tráfego pro seu site hoje?


Quer Aumentar os Resultados da Sua Empresa? 
Quer Aumentar os Resultados da Sua Empresa? 
bottom of page