top of page

Quer saber como gerar vendas para o seu negócio usando a internet?

Cadastre seu email e receba dicas exclusivas

Parabéns, enviaremos pra você dicas exclusivas sobre como usar a internet para aumentar os resultados da sua empresa

Marketing de Conteúdo: Como Fazer ?

  • Silas Beluccio
  • 18 de mai. de 2016
  • 5 min de leitura

como fazer marketing de conteudo

Você sabe como fazer Marketing de Conteúdo focado em resultados?

No mundo de hoje a informação está em livre circulação, as pessoas estão cada vez mais conectadas e ativas nas redes sociais, comentando e compartilhando coisas o tempo todo. Diante desse cenário a melhor forma de ganhar o seu espaço e gerar atração para o seu negócio sem dúvida é investir no marketing de conteúdo e entregar a informação que seu público precisa com qualidade que ele espera. Porém ainda existe dúvidas sobre como fazer marketing de conteúdo.

Pensando nessa dificuldade, nós produzimos esse material para ajudar você a executar um bom trabalho no mundo online e gerar bons resultados pra sua empresa. Portanto fica comigo que você vai aprender a se posicionar no mercado e fazer vendas utilizando a internet.

A seguir vamos definir e comentar os parâmetros necessários para começar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo.

  • Objetivo

Esse é o princípio do Marketing de Conteúdo, é ele que vai dizer se todos os esforços deram certo.

É preciso definir o seu objetivo com o Marketing de Conteúdo, sem esse processo você nunca vai saber o que precisa ser ajustado, ou o que é possível ser otimizado dentro de sua estratégia. O objetivo definido irá guiar todos os outros processos dentro da sua prospecção.

O maior erro que empresas cometem ao começarem uma estratégia de conteúdo, é sair produzindo posts para o seu blog, sem pensar de fato em um objetivo principal que seja claro e alcançável, isso não trará nem de longe resultados para sua empresa, muito pelo contrário, irá gerar apenas frustração.

Existem alguns objetivos que podem servir de modelo para sua empresa, lembre - se de documentar toda a sua estratégia e procurar levar sempre em consideração o objetivo definido. Você deve pensar da seguinte maneira: Eu quero fazer Marketing de Conteúdo para:

  • Aumentar minha percepção de marca ? (Gerar atração, aumentar o alcance da marca, tornar-se visível)

  • Gerar Leads ? (Que são as oportunidades de negócio)

  • Vender diretamente ? (Muito utilizado para e-commerces)

  • Gerar autoridade no seu ramo de atuação (Reconhecimento no seu mercado)

  • Ganhar boa reputação para sua empresa (Ser melhor visto pelo seu público e pelos seus concorrentes)

Existem outros, porém esses são os principais.

O(s) objetivo(s) definido(s) servirá(ão) como âncora para todo o resto da estratégia e quais ações serão tomadas.

  • Planejamento

O Marketing de Conteúdo dá resultado, se for bem planejado

Depois de definir seu objetivo, é hora de pensar no processo como um todo para fazer um bom panejamento. Você pode definir metas a curto, médio ou longo prazo, porém alguns princípios devem ser obedecidos em qualquer caso, são esses: Pra quem, como, e por que.

Pra quem - Um fator decisivo para o sucesso de sua estratégia é a Definição de Personas, que nada mais são do que a personificação do seu público alvo. Tudo que é produzido digitalmente, ou seja, na internet, é produzido para alguém, por isso a definição de suas Personas são de extrema importância para que sua estratégia dê de fato resultados você deve saber pra quem está produzindo, e as dores do seu público alvo. Vale pontuar que a sua Persona não deve ser baseada em achismos, ela deve ser definida a partir de um estudo na sua base de compradores reais, caso esteja começando um negócio, um estudo de mercado e do público desse mercado deve ser feito para a definição das Personas.

Como - O segundo princípio definir as ferramentas e os canais que serão usados para se comunicar com o público. É importante ressaltar que esses canais devem ser definidos com base nas personas, ou seja, você deve estudar e saber em quais mídias estão a maioria do seu público alvo, por exemplo, Instagram funciona bem para empresas de designer, moda e coisas visuais de uma forma geral, Facebook funciona bem para conteúdos rápidos de fácil consumo, Linckedin funciona bem para empresas um pouco mais "serias" etc.

Não se esqueça de definir também as ferramentas que serão utilizadas para a produção de conteúdos e para a circulação dos mesmos.

Por que - Toda peça de conteúdo deve ter um objetivo específico dentro do objetivo principal. O que deve ser feito nessa etapa é pensar na seguinte pergunta: Por que estou produzindo este conteúdo neste formato?

Na hora da mensuração de cada peça produzida, a resposta dessa pergunta irá esclarecer e te mostrar quais conteúdos deram resultado, quais precisam ser otimizados, ou até mesmo serem descartados.

  • Execução

Quem pensa demais não gera resultados, pois o resultado vem da ação

É nessa etapa que serão produzidos todas as peças de conteúdo, webinars e vídeos. Cada conteúdo deve ser alinhado a sua respectiva etapa no funil de vendas. Neste Post abordamos o assunto de forma mais prática pra complementar a sua leitura

Será de grande valia você fazer um calendário editorial (Um calendário com todos os conteúdos que serão produzidos, datas de lançamentos e datas importantes para o seu mercado, e o formato de cada conteúdo), além de um briefing para um bom resultado final de cada peça, é importante também você ter um checklist de postagem nas mídias e canais da empresa, esse processo te assegura que não irá faltar nada no seu post (É comum esquecer uma coisa aqui, outra ali).

Não se esqueça de fazer a gestão do seu time, caso você trabalhe sozinho seja o mais regrado e disciplinado possível para manter a constância da estratégia, pois o Marketing de conteúdo não é um trabalho imediatista, por isso muitas empresas perdem a constância e perdem também muitas oportunidades de negócios por não manterem se manterem firmes em suas produções.

  • Métricas

Hora de analisar todo o processo e tomar decisões

Antes de mais nada, queremos deixar claro que a métrica não é um processo isolado da estratégia, muito pelo contrário, ela faz parte constate em todas as etapas, postou um conteúdo? Analise o desempenho dele, lançou um vídeo? Meça o seu resultado.

Mas essa pauta em questão se trata de métricas ao longo do processo, ou seja, a mensuração da estratégia como um todo. Antes de mais nada é preciso definir os seus KPI'S (Keep Performance Indicator), Indicadores chave de performance, por exemplo, sua estratégia consiste em aumentar sua percepção de marca, ao final do processo você deve analisar o número de novas visitas, a porcentagem de usuários que voltaram ao seu site etc.

Para definir um kp'i é preciso identificar se ele leva a uma tomada de decisão positiva, se ele é relevante e facilmente mensurável. Existem muitas métricas de vaidade que não são nada úteis para sua estratégia, como por exemplo o número de curtidas, seguidores etc. você deve focar em coisas maiores e que são muito mais importantes do que simples curtidas.

Ao fazer o levantamento das suas métricas analise - as, e volte ao começo do processo, lembre se de que o Marketing de Conteúdo é uma série de exercícios rotativos, analise seus erros e seus acertos e tome as decisões cabíveis para melhorar o desempenho.

Se você quer saber mais sobre como gerar resultados para sua empresa através da internet, Baixe Já o Ebook completo com todos os passos pra você gerar a sua primeira venda na internet

como fazer marketing de conteudo

Compartilhe este artigo, mande por email, publique na linha do tempo do seu amigo, enfim, ajude mais pessoas a se beneficiarem com esse Post.

Pergunte nos comentários

Qual a maior dificuldade pra você gerar vendas??

Comments


Quer Aumentar os Resultados da Sua Empresa? 
Quer Aumentar os Resultados da Sua Empresa? 
bottom of page